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quinta-feira, 4 de novembro de 2010
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Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos, a ABIHPEC, o Brasil teve um crescimento de 10% em seu mercado de produtos de beleza, saúde, proteção e higiene pessoal. As estimativas apresentadas mostram que o crescimento do mercado está estritamente ligado a fatores como maior participação das mulheres no mercado de trabalho, além do aumento da expectativa de vida dos brasileiros. Os dados registrados pela ABIHPEC só confirmam uma tendência que há tempos tem se mostrado presente no dia-a-dia dos brasileiros: a necessidade de conservar uma impressão de juventude.
A faixa etária mais velha da população foi privilegiada, mas longe de se restringir a um único público, os produtos de beleza invadiram as prateleiras do país se destinando a públicos cada vez mais diferentes. Hoje, jovens, adultos ou velhos podem escolher entre cremes, loções, hidratantes ou óleos das mais variadas marcas, funções e componentes, o que comprova a preocupação – cada vez mais cedo – que os brasileiros passaram a ter com a saúde e com a aparência.

O crescimento das marcas e dos produtos de beleza, anti-envelhecimento e proteção com a pele fez com que o mercado brasileiro desse uma guinada em seu setor de investimentos na área. Prova disso foi a compra da Sacks – maior rede de perfumarias e cosméticos brasileiros – pelo famoso conglomerado LVHM, que pretende aos poucos introduzir a Sephora, uma de suas marcas mais consagradas, em território brasileiro. A compra da Sacks mostra o resultado da expansão do setor no país, e como esse já chamou a atenção das companhias internacionais do meio.

Mas não é apenas a variedade de produtos de beleza que tem crescido. A preocupação com fórmulas mais naturais tem levado a indústria de cosméticos a investir em produtos mais sustentáveis, que possuam composições mais naturais e ecologicamente corretas. Sementes de maracujá, algas minerais, extrato de caviar, péptidos de arroz são apenas alguns dos componentes de óleos e cremes anti-envelhecimento, que vem conquistando o público e aumentando as vendas. Ainda pensando na aliança entre componentes naturais e cosméticos, inúmeras empresas vem investindo em pesquisas no setor. No entanto, cosméticos exclusivamente orgânicos ainda representam pequenos percentuais nas linhas de cosméticos brasileiros, já que estes possuem fórmulas que levam em conta apenas alguns componentes naturais.



 Creme anti-envelhecimento L´Or de Vie da Dior 

Reconstrutor de peles maduras Creme Negro da Armani

Coleção Secrets lançada pelo Boticário em 2010:
iluminador, batons, sombras...


Linha da Arezzo para relaxar, hidratar e bronzear os pés



O narcisismo masculino
Se o fenômeno passa despercebido, as estatísticas não mentem: o Brasil é o segundo país com o maior mercado de cuidados pessoais masculinos, só perdendo para os EUA que ocupam a primeira posição com 4,82 bilhões de dólares movimentados em 2009.

Os produtos especializados no público masculino já são tão exigentes e multifuncionais quanto o das mulheres, atendendo uma clientela que deixou de usar apenas o creme de barbear e o perfume, e que hoje se arrisca em cremes e loções, óleos e sabonetes que ajudam na proteção e rejuvenescimento da pele.

Graças a esse fenômeno grandes marcas do país têm aumentado suas linhas masculinas e hoje contam com tantos produtos quanto os femininos em suas prateleiras. Só em 2010 a Natura lançou inúmeros produtos de higiene e beleza que podem ser usados tanto por homens quanto por mulheres, assim como a Avon que mesmo se auto intitulando “a companhia da mulher”, deu uma nova cara a sua linha masculina de produtos, atraindo mais clientes e expandindo seu público consumidor. E não apenas elas; em 2010 o público masculino ganhou novos produtos, desde shampoos até cremes hidratantes.

Renan Marcheto, de 20 anos, se considera um homem extremamente vaidoso e acredita que o cuidado com a aparência masculina está apenas crescendo. Segundo Renan, sua preocupação com a aparência ganhou força aos 16 anos, época de amadurecimento. "Eu comecei a ver que o lance de beleza não ser fundamental não era bem por ai, e passei a me preocupar com perfumes, com pele e essas coisas, que antes eu nem pensava em me preocupar. E quando você começa a se cuidar e os resultados começam a aparecer, você se estimula a se cuidar mais”. Renan ainda conta que existem alguns produtos específicos que lhe chamam mais atenção. “O que eu mais compro, na verdade, são produtos para pele e perfumes. Para o rosto são produtos que combatem a oleosidade, espinha e cravo, como esfoliantes, adstringente, creme, lenço pra tirar oleosidade, secativo, etc. E perfumes eu costumo mudar, de acordo com a aceitação da pele.



Os produtos masculinos

Creme Bioxet: redução e enfraquecimento dos pêlos









Esfoliante Nivea Men
 Forde SupremeYeux: Creme anti-idade para a área dos olho
Recentemente, as revistas Allure e GQ divulgaram uma pesquisa feita com mil homens e mil mulheres, de 18 a 64 anos de idade, que comprovam o crescimento dos cosméticos e de seu uso pelos homens. O estudo é feito anualmente e surpreendeu com as estatísticas apresentadas em 2010. Os dados do estudo apontam que as mulheres gastam 29 minutos diários se arrumando em frente ao espelho enquanto os homens gastam 22, além das mulheres possuírem em média 16 produtos de beleza enquanto os homens 11. Outro dado relevante apontado pela pesquisa foi o fato dos homens acreditarem que hoje em dia a cobrança de uma boa aparência é bem maior do que há tempos atrás, e que se sentem ofendido quando chamados de metrossexuais – 93% dos homens.
Dados assim tendem a reforçar a ideia de que não apenas a aparência e a busca pelo belo, pelo jovem já se torna parte do dia-a-dia das pessoas, bem como a própria sociedade cobra para que ela seja uma pessoa mais cuidadosa consigo. “Hoje a vaidade toma uma proporção muito grande na minha vida e, além de ser uma coisa que eu já faço por prazer, tenho que me policiar ainda mais pra não afetar diretamente na minha atividade profissional”, conta Renan, que trabalha no mercado de eventos.
          
Créditos das fotos: Just Lia, As marias e Cosméticos Masculino

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